quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Quadro: Despertando os Sentidos

O quadro: Despertando os sentidos foi criado no ano de 2006, precisamente no dia 03 de setembro de 2006, dia de domingo quando o ALACAZUM iniciou suas atividades culturais radiofônicas em uma rádio comunitária da cidade de Valença-Bahia. O objetivo deste quadro é aguçar a sensibilidade para a escuta apurada dos sons ao mesmo tempo em que dá dicas sobre o objeto eleito o que mobiliza um universo de informações sistematizadas e diversificadas. Nesta 109° edição do ALACAZUM oferecemos como provocação para a estimulação dos sentidos um agregado natural composto por alguns minerais ou por um único mineral ou seja a rocha ou popularmente pedra ou calhau para um pedaço solto de rocha.
As rochas podem ser classificadas de acordo com sua composição química, sua forma estrutural, ou sua textura, sendo mais comum classificá-las de acordo com os processos de sua formação. Pelas suas origens ou maneiras como foram formadas, as rochas são classificadas como ígneas, sedimentares, e rochas metamórficas.
O rocha que oferecemos para aguçar os sentidos foi uma pequena amostra de rochas sedimentares, elas que fazem parte de 75% da superficie dos continentes, são as rochas formadas através do acúmulo de detritos, que podem ser orgânicos ou gerados por outras rochas. O exemplo que oferecemos foi o arenito geralmente depositado em ambiente continental, ambientes marinhos, praias.
Contamos com a participação de muitas pessoas mais vale destacar a professora Aleísa Magalhães que vive na rua Duque de Caxias da cidade de Valença-Bahia. A professora Aleísa ministrou por muitos anos a matéria Ciências e facilmente identificou o som da rocha e as dicas científicas para sua visualização.

Nenhum comentário: