sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Quadro: Hora do Conto



Conto: Viagem da raposa ao céu - de Juan Carlos Dávalos- Tradução do Castellano para o Português por Celeste Martinez

Isto aconteceu em tempos passados, quando na terra não se conhecia ainda as frutas do monte. Raposas Malala e Condor Alala se encontraram próximo a uma ossada de boi.

-Que triste a minha sorte, compadre – disse Malala. Encontrar uma ossada para beliscar como é seu costume é trabalho sem dificuldade nem riscos, pois a carniça jogada nos campos ninguém cuida. Em troca, sendo as galinhas minha comida favorita, com freqüência me vejo em sérios apuros, pois os galinheiros estão sempre vigiados pelo cachorro, quando não defendido por alguma armadilha.

- Isso é verdade, compadre. E já que andas tão triste pela fome passada, te convido para ir comigo ao céu onde lhe asseguro que hás de comer até arrebentar. Possuo nas alturas uma casa, alguns gados, horta de frutas... E todo isto, está a sua disposição.

-Muito obrigado, Alala. Mas que são frutas? É a primeira vez que escuto esta palavra.

- Você verá! Uma comida para paladares finos. Decida logo e monte em minhas costas com toda confiança.

- Estou encantado! Exclamou a raposa e upa! Subiu de um salto sobre Alala que no instante começou a correr contra o vento para conseguir impulso. Mais fracassou na tentativa por que o rabo da raposa atrapalhou a visão provocando um desconforto considerável.

-Olhe compadre, disse então Alala, rindo, não podemos decolar com este rabo atrapalhando. Aquele que deseja o céu que faça sacrifícios. Por que não deixa o rabo por aí? No céu não terá dificuldades nem necessitará dele.

- Se é assim, eu deixo, compadre e quando retorne coloco o rabo novamente.

E imediatamente, deu uma dentada e cortou o rabo e foi escondê-lo em um buraco que havia no tronco de uma árvore. Aliviado, saltou novamente nas costas do condor que desta vez alçou vôo sem dificuldades, depois da rápida carreira. E descrevendo imensos círculos, com as asas imóveis e entendidas, vôo, vôo, até que a noite preencheu a metade do caminho. E a metade do caminho vem a ser precisamente, o cume mais alto do pico mais alto da montanha mais alta do mundo. Aterrizou Alala e seu leve passageiro.

Naquela solidão nunca vista senão pelo condor reinava um frio intenso e caia uma neblina tremenda. Malala buscou uma caverna para esconder-se e assim que encontrou uma espécie de cova deu várias voltas, antes de esconder-se ali. Então lamentou a falta do rabo. Mesmo ali escondido, batia os dentes de frio, mais por orgulho nada dizia.

Quanto ao Condor a instantes que dormia, imóvel sobre uma pedra muito perto de Malala com a cabeça encurvada debaixo das asas.

A meia noite despertou o condor. Sacudiu a geada que estava sobre as asas e perguntou:

- Como está compadre Alala?

- A raposa respondeu que estava muito bem.

Então Alala satisfeito, voltou a dormir enquanto Malala se revirava de um lado para outro sem encontrar um lugar quente para aquecer os ossos.

Ao amanhecer, o Condor despertou e gritou:

-Raposa Malala.

Entretanto a pobre raposa estava congelada e nada respondeu. Então o compadre Condor, resolveu salvar o amigo e buscou alguns galhos secos e fez um fogo para aquece-lo e a raposa recuperou a vida. E ao recobrar a memória, suas primeiras palavras foram de gratidão e admiração para o amigo salvador. E lhe prometeu ser seu fiel servo e cuidar dele tanto na terra como no céu. Retornaram a viagem e o Condor vôo com Malala nas costas e ao cair da tarde chegaram ao céu onde muitos empregados já preparava a mesa para o tão esperado banquete.
Vovó Deus invisível, observava a cena sentado na cabeceira da mesa. O dono da casa com elegante postura sentou-se em uma cadeira ao lado do vovó Deus, dedicando-se a beliscar sua comida favorita, colocada em uma panela de pau. Malala dedicou-se a engolir com rapidez quanta comida lhe davam. E era tanta fome e tanta ansiedade em roer, que de vez em quando saia da mesa e ficava no chão. Depois da sobremesa, foram a horta, onde Malala, entusiasmado por tanta fartura, começou novamente a comer. E ali comeu muitas coisas que encontrou. Bebeu água fresca da fonte, caminhou pelos campos, se deitou na grama e caiu ao chão e se pos a dormir. E só despertou no outro dia quando o Condor, aborrecido de esperá-lo, decidiu retornar a terra deixando-o sozinho no céu.

E aqui temos a raposa só, a pé e vagando pelo céu em busca de algum meio para retornar ao mundo. Depois de muito pensar se lembrou que no bosque havia visto índios que trançavam cordas com cipós de fibra muito resistentes. Procurou nas redondezas e começou a trançar. Depois de um longo dia conseguiu uma corda bem comprida, amarrou no tronco de uma árvore e começou a descer pela corda como equilibrista de circo.

E a medida que descia se balançava devido ao vento forte, de um lado para o outro como um pendulo. Ficou com medo de cair, principalmente lhe dava vertigens por que a barriga ainda estava cheia. E quando enfim avistou a terra sua alegria não teve limites e como já acreditava esta perto do chão, cantou louco de alegria:

- Toquem clarins e tambores que o rei do céu chegou.

Enquanto cantava passava bem perto um bando de papagaios, que vendo Malala agarrado na corda e se dizendo rei do céu, começaram a zombar dele, principalmente por que ele não tinha rabo e estava com a barriga inchada. E começaram a cantar também:

- Toquem clarins e tambores que um tonel cai do céu. Onde perdeste o rabo? Onde enchestes a barriga?

E os papagaios diziam isso com muita algazarra em volta do viajante que indignado respondeu:

- Calem-se papagaios, língua solta, bobos.

Então o bando de papagaios pousaram na corda e começaram a roe-la até cortá-la. E o infeliz Malala começou a cair na terra dando voltas e pedindo socorro:

-Ponham colchões, ponham colchões, quero cair em algodões.

Infelizmente Malala caiu no chão e se espedaçou como uma pedra e da sua barriga saíram muitas sementes das frutas do céu que havia comido e desde então em muitos lugares da terra existem frutas de diferentes cores, cheiros e sabores. E a raposa come de todas elas assim como muitos outros animais silvestres.

Nenhum comentário: