quinta-feira, 25 de novembro de 2010

EQUADOR

Na 198° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 21 de novembro de 2010, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 Khz AM oferecemos algumas informações a respeito do Equador como pretexto para apresentar o grupo musical: YAWAR HUAYQUI (irmão de sangue) oriundos do Equador, que visitou a cidade de Valença Bahia na segunda semana do mês de novembro numa belíssima apresentação nas principais praças de nossa cidade.

O Equador, oficialmente República do Equador. Em espanhol: República del Ecuador. É um país da América do Sul, limitado a norte pela Colômbia, a leste e sul pelo Peru e a oeste pelo Oceano Pacífico. É um dos dois países da América do Sul que não fazem fronteiras com o Brasil, além do Chile. Além do território continental, o Equador possui também as ilhas Galápagos, a cerca de 960 km do território continental, sendo o mais próximo daquelas ilhas. Seu território de 256 370 Km2 é cortado ao meio pela Linha do Equador. A sua capital é Quito, todavia a maior cidade e a mais importante economicamente é Guayaquil.


ETIMOLOGIA:

O nome Equador vem do substantivo comum equador, do espanhol ecuador, um dos círculos máximos da Terra, que atravessa o país em toda a sua extensão; daí a atribuição do nome ocorrida entre 1830 e 1832 quando o país se separou da Grande Colômbia, em espanhol Gran Colombia. O substantivo comum equador, em latim aequator " verificador,a feridor, é em latim medieval " o que iguala, aquele que nivela" em expressões como (circulus) aequator diei et noctis, ( círculo), igualador do dia e da noite, derivado do latim aequare" igualar" de aequus " igual".


Período pré-colombiano e colonização

Culturas indígenas avançadas floresceram no Equador mesmo antes de a região ser conquistada pelo Império Inca do século XV. Em 1534, chegaram os espanhóis que, derrotando os exércitos incas, iniciaram a colonização europeia. Nas primeiras décadas de dominação espanhola a população indígena foi dizimada pelo contágio de doenças às quais os nativos não eram imunes, tempo em que os nativos também foram forçados ao trabalho para os proprietários de terras espanhóis no sistema de trabalho de encomienda. Em 1563, a cidade de Quito foi elevada à categoria de distrito administrativo da monarquia.

GEOGRAFIA:

O Equador é um dos menores países da América do Sul e, com o Chile, o único que não partilha fronteira com o Brasil. A paisagem é dominada pelos Andes, que atravessam o centro do país no sentido norte-sul, com altitudes que chegam aos 6310 m no Chimborazo (praticamente no centro do país). A leste dos Andes, cerca de um quarto do território está integrado na bacia amazonica e a oeste estende-se uma das mais extensas planícies costeiras da costa sul-americana do Pacífico.

Poder Executivo

Regime: República Presidencialista
Chefe de estado e de governo: Presidente Rafael Correa (desde 15 de janeiro de 2007)

História monetária

O Equador adotou, quando de sua independência o real (designação de moeda adotada em várias nações sul-americanas). No século XX foi criado o sucre, que homenageava o libertador Antonio José de Sucre (1795-1830).

A grande inflação, o descrédito da moeda local decorrente de frequentes desvalorizações e medidas econômicas desencontradas por governos sucessivos, levou a população a adotar informalmente o dólar como forma de assegurar minimamente o poder de compra - e a substituição oficial pela moeda norte-americana finalmente ocorreu após a crise da década de 90, sendo o sucre apenas utilizado como unidade fracionada.


Fonte: Wikipédia




Nenhum comentário: