sábado, 27 de novembro de 2010

Os sentimentalismos virtuais

Na 198° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 21 de novembro de 2010, transmissão pela Rádio CLube de Valença 650 KHZ AM apreciamos no inicio da abertura do programa, a poesia de Samuel Cardim que vive na cidade de Valença, Bahia.

A onda agora é possuir o maior número de seguidores no Twitter, ou mais "amigos" no Orkut, Facebook, msn e tantas outras redes sociais. E é tão interessante a dinâmica desses veículos de comunicação que já não surpreende quando é daí que surgem as novas personalidades do país. Além dessa difusão rápida de informações as redes sociais trouxeram a intensificação das declarações sentimentais. Se fizermos uma pesquisa no orkut logo constataremos que 2 em 3 pessoas já disseram que ama outra. Ah e isso ñão é nada! Além de amar ainda dizem que a existência da outra pessoa é essencial em sua "vidinha". Assim caminhamos ao fundo do poço no que concerne a valorização de sentimentos tão fortes como o amor, o afeto, entre outros.
Um outro parâmetro para análise são os subnicks do MSN nos quais percebemos ainda mais a vulgarização dos sentimentos através de declarações ainda mais acaloradas de afeto entre pessoas. Em um dos subnicks tinha escrito "P.S AMOR ETERNO", e em outro "J.G apesar de ter te conhecido ontem já te adoro". E esse é um estágio inicial que promete ainda "avançar", então imaginemos quais serão os próximos subnicks, algo do tipo: "B.M já comprei a lua pra você", ou " T. L a minha pequeníssima vida só tem sentido com você". Devemos ainda salientar para o uso exagerado de diminutivos que inferioriza o próprio autor das frases. Ah, mas tudo isso é fruto da globalização. E que globalização pervesa como já dizia o geográfo Milton Santos. Tão pervesa que tranformou sentimentos inefáveis em materiais de relacionamento virtual.

Visite o blog: www.samuelcardim.blogspot.com



Um comentário:

Guilherme Fraga disse...

Realmente nos tornamos fantoches da globalização.
Toda essa banalização de sentimentos, é ridicula, as pessoas perderam o censo do ridiculo.

Belo texto.