quinta-feira, 27 de junho de 2013

Na 306° edição do Alacazum palavras para entreter

Na 306° edição do Alacazum palavras para entreter que foi ao ar no dia 23 de junho de 2013, das 8 às 9 h da manhã de domingo, transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9 cujo tema: Tradições Populares - Festas Juninas ou Joaninas - apreciamos fragmento do Livro: Os meus Romanos de Ina Von Binzer.

São Francisco, 25 de julho de 1881.

Grete, querida.
Agora, quando evocar vocês em pensamento, você, sua felizarda que ainda conhece a palavra "férias", terei de situá-los em Elgersburg, esse lindo recanto da Turíngia. Para sua pobre Ulla essas coisas estão se transformando em conceitos sem conteúdo - a liberdade, o descanso, a frescura do verão... Não! Tratando-se de frescura, faço-lhe concorrência, pois declaro solenemente que há dias passados tiritei muitas vezes de frio e estou escrevendo ainda com os dedos enregelados. E tenho sério motivo para isso, visto que ontem foi o dia de temperatura mais baixa de todo ano, dia de S. João Batista. Senti um frio bárbaro, para gáudio da família que nega esse direito a uma álgida alemã. Bendigo hoje o carinhoso apego que demonstrei pela minha velha jaqueta de inverno, quando fazia minhas malas em Berlim. Inexplicavelmente, os brasileiros não sentem tanto frio, como se podia notar ontem à noite, na festa de S. João, santo muito querido neste país.

Nenhum comentário: