quinta-feira, 11 de junho de 2015

Na 404° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER

Na 404° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER apresentado pela escritora Celeste Martinez, no dia 24 de maio de 2015 das 8 às 9 h transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9,  apreciamos a fábula africana: A guerra do morcego, retirado do livro: O papagaio que não gostava de mentiras e outras fábulas africanas de Adilson Martins com ilustrações de Luciana Justiniani Hees.

A guerra do morcego

Todos sabem que o morcego é meio pássaro e meio rato, podendo, por isso, viver na terra firme ou voando sobre as árvores.

Apesar disso, tanto os ratos, seus primos, quanto os pássaros, evitam a sua companhia. O morcego é desprezado por todos eles.

Muito tempo atrás, ratos e pássaros viviam em guerra.

O morcego lutava ao lado de seus parentes, os ratos, até o dia em que descobriu que os pássaros, em grande vantagem, iriam vencer a guerra.

 De imediato o morcego, na certeza de poder tirar alguma vantagem da vitória próxima e certa, abandonou seus primos e uniu-se aos pássaros.

Diante disso, ratos e pássaros se reuniram e foram unânimes em considerar a atitude do morcego uma prova de seu mau caráter.

Dando fim à guerra, pássaros e ratos, unidos, passaram a perseguir o morcego.

É por esse motivo que ele foi forçado a se esconder em lugares escuros durante o dia;  só podendo sair à noite, quando seus inimigos não o podem ver.


Nenhum comentário: