sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Mosquitos


Há 50 mil anos os seres humanos são infectados pela malária. Foi uma das doenças que mais atingiram o império romano e a sua base populacional e economica, levando a sua queda. Foi a malária que freiou a penetração dos portugueses e outros europeus no interior da África. Mais foi na Ámerica do Sul, com os índios dos Andes que ser tem registro do uso da casca da árvore "Cinchona" para o tratamento da malária. Algumas espécies produzem o quinino. Quinina, é um alcaloide de gosto amargo que tem funções antitérmicas, antimaláricas e analgésicas. O sulfato de quinina, é o quinino.
Você sabia que os mosquitos existem há 170 milhões de anos? A designação Malária significa "maus ares". È um termo de origem italiana. O temo médico tradicional era sazonismo, de sezão. Foi renomeado pelo italiano Giovani Maria Lancisi que sofria da doença. Você sabia que só os mosquitos fêmeas picam os seres humanos e alimentam-se de sangue? Os mosquitos machos, vivem da seiva de plantas. Outras designações para a malária:
1-batedeira
2-carneirada
3-febre intermitente
4-febre palustre
5-febre etrcã
6-impaludismo
7-maleita
8-malina
9-paludismo
10-perniciosa
11-sezão
12-tremedeira
O ALACAZUM presenteou ao ouvinte-leitor, os fragmentos iniciais do conto:"Sarapalha" de João Guimarães Rosa, onde é relatado a história de um lugar afetado pela malária e o diálogo entre dois compadres que resistem à doença.

Nenhum comentário: