quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O que faço com o óleo da fritura?


Na 113° edição do ALACAZUM que foi ao ar no dia 1 de fevereiro de 2009 através da Rádio Clube de Valença AM 650 Khz, alertamos sobre um dos grandes problemas da poluição de manaciais que é o hábito de jogar o óleo usado em fritura no encanamento. "Um litro de óleo pode contaminar até 1 milhão de litros de água. Não provoque esse impacto. Armazene o óleo em garrafas para doá-lo a instituições que fazem biodiesel e sabão com ele", informa Hélio Mattar, diretor do Instituto Akatu.

Na cidade de Santo André, São Paulo, existe o Instituto Triângulo, uma organização de sociedade de interesse público (OSCIP), certificada pelo Ministério da Justiça, desde março de 2004, que tem como objetivo mobilizar a população para a prática ecológica urbana.
O ALACAZUM sugeriu, nesta edição, a possibilidade da secretaria de meio ambiente do municipio de Valença-Bahia em cooperação com a associação de municipios do baixo sul (AMUBS) uma integração de esforços para uma campanha que motivasse a população da região a coleta do óleo de origem vegetal. Com a coleta seletiva do óleo de cozinha você contribui, para que esse material não contamine os rios de sua região. O material recolhido é transformado num produto ecoeficiente, o sabão ecológico, manufaturado em uma usina de reciclagem própria, gerando emprego para jovens.


Quer saber mais: http://www.triangulo.org.br/

Nenhum comentário: