sexta-feira, 20 de novembro de 2009

20 de novembro de 1695


Na 153° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 15 de novembro de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM visitamos o livro: Nossas Raízes Africanas, organização de Vilson Caetano de Sousa Júnior: Antropólogo, Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Professor da Universidade do Estado da Bahia, membro do grupo religião, memória e identidade da PUC-SP, pesquisador da FAPESB, nascido na cidade de Valença Bahia.

No livro: Nossa Raízes Africanas retiramos a seguinte informação:
"QUANDO UM 13 DE MAIO SE TRANSFORMA EM 20 DE NOVEMBRO"

Para nós negros, 13 de maio de 1888, representa um golpe no processo da luta dos movimentos que exigiam o fim real da escravidão e do preconceito racial, com a recuperação da cidadania e da dignidade por uma sociedade republicana e democrática no Brasil. A Lei Áurea, bem como as demasi leis predecessoras: como a Lei do Ventre Livre, ou Lei do Sexagenário, só revelaram o engodo de uma alforia formal, que na prática jogaria o negro na marginalização social. Daí o movimento negro, buscar no 20 de novembro de 1695, data do Combate Glorioso em que Zumbi dos Palmares resistiu até a morte contra os ataques do Poder Imperial da época, nossa verdadeira data de luta por uma sociedade mais justa e sem preconceito racial.

O 13 de maio, fica apenas como o reconhecimento de que o Estado brasileiro tem uma divida moral e monetária para com a população negra. Monetária porque foram mais de duzentos anos de trabalho não remunerado; moral porque a escravidão do negro representa o pior holocausto da sociedade moderna.



Nenhum comentário: