domingo, 1 de novembro de 2009

Vicente Feola: completaria 100 anos hoje, dia 1 de novembro




Na 152° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 1 de novembro de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM informamos sobre Vicente Feola.




Vicente Ítalo Feola, nasceu na cidade de São Paulo no dia 1 de novembro de 1909 e faleceu na mesma cidade no dia 6 de novembro de 1975. Foi um jogador e treinador brasileiro de futebol e também jogador profissional do São Paulo da Floresta, Auto Futebol Clube e Americano, de São Paulo. Iniciou a atividade de técnico na Portuguesa Santista (SP) e chegou a treinar o São Paulo, clube que esteve sempre ligado. Foi o técnico campeão de 1948-1949 pelo São Paulo, e foi o técnico que mais temporadas ocupou esse cargo, foi por 8 períodos técnico do tricolor paulista.


Treinou a Seleção Brasileira de 1958, campeã do mundo na Suécia, e a de 1966, que disputou esse título na Inglaterra. Seria o técnico da Copa em 1962, mas adoeceu e foi substituído por Aymoré Moreira.


Feola fazia o tipo bonachão e amigo dos jogadores, mas não era bem visto pela crônica esportiva que acompanhava a seleção. Em alguns jogos foi acusado de cochilar no banco, o que seria bem provável pois tomava muitos remédios por conta de sua saúde problemática em decorrência da obesidade.


A bagunça que ocorreu na preparação para a Copa do Mundo de 1966, quando o Brasil chegou a ter quatro times treinando juntos, e a fraquíssima participação propriamente dita na Copa, encerraram a carreira de Feola como técnico de seleção, que foi diretamente responsabilizado pelo fatos negativos. Mas depois se veria que não foi bem assim, havendo muita interferência política na seleção por parte dos dirigentes da CBD e do país, na época governado por um regime militar que via no futebol uma ótima forma de se promover internacionalmente e também junto à população brasileira mais carente.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: