sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Sapo-Cururu


Na 152° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 1 de novembro de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM cujo tema foi: O gato malhado e a andorinha Sinhá obra de Jorge Amado. Este livro integra o acervo Kit Ponto de Leitura conquistado pelo ALACAZUM quando participou do I CONCURSO PONTOS DE LEITURA 2008: HOMENAGEM A MACHADO DE ASSIS. Em uma das partes do livro fala sobre o personagem sapo-cururu. Abrimos um parêntese para falar deste anfíbio e contamos com importantes informações da escritora e artista visual Amália Grimaldi que esteve conosco durante toda a programação.





O nome cururu é originário da língua tupi, onde kuru'ru é a designação popular dada aos grandes sapos do gênero Bufo. Entre as espécies conhecidas por esse nome estão:
Bufo marinus
Bufo schneideri
Bufo ictericus



Fonte: Wikipédia



Entretanto garimpando informações na internet encontro reportagem da revista VEJA que diz o seguinte:

Extinção: Anfíbios são os mais ameaçados.



De todas as espécies do mundo ameaçadas de extinção, os anfíbios são os animais para quem o risco é mais iminente, conforme um relatório de biodiversidade da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, na sigla em inglês).



A entidade organizou uma relação chamada Lista Vermelha (muito conceituada em todo o mundo), na qual consta 47.600 espécies. Destas, cerca de 18.000 têm chance de serem extintas. Entre os 6.200 tipos de anfíbios que fazem parte da listagem, 1.900 correm risco - dentre eles, 39 espécies já estariam extintas, e cerca de 500, "seriamente ameaçadas".








Nenhum comentário: