terça-feira, 2 de março de 2010

VAMOS TODOS AO TEATRO! Dias: 04,05,06 de março "No outro lado do mar... e dia 07 Amêsa; às 20hs- SALVADOR BAHIA BRASIL

FORMATURA DE SUELMA COSTA NO BACHARELADO EM DIREÇÃO TEATRAL DA ESCOLA DE TEATRO DA UFBA, COM PRODUÇÃO DA CIA DE TEATRO GENTE, LEVA AO PALCO DO MARTIM GONÇALVES, DOIS TEXTOS, INÉDITOS NO BRASIL, DO AUTOR ANGOLANO JOSÉ MENA ABRANTES.

Em 1989 a literatura de José Mena Abrantes começa a mudar de forma. Ela assume a atmosfera de guerra na qual Angola vivia há tantos anos, e começa a caminhar para uma abordagem mais metafórica e menos aristotélica da vida. No outro lado do mar... e Amêsa são escritos nesse período. Textos que abrem mão do explicativo, propondo o mergulho profundo no "aceano noturno" dos sentidos. A guerra que acontece no mundo de fora é refletida no universo pessoal do autor, ganhando forma na sua dramaturgia.

Com o nascimento de Amêsa, espetáculo montado em 2008, a Cia de Teatro Gente, se propôs a ir mais fundo nesse encontro com a dramaturgia de Mena Abrantes, na busca por sentir melhor a vida na qual estamos inseridos hoje. Tivemos a oportunidade de experienciar, por alguns dias, em julho de 2009, a vida em Luanda. E, ao voltar para casa, refletimos sobre a nossa condição humana; sobre as tantas guerras que os homens e as mulheres do mundo atual enfrentam constantemente, sejam elas visíveis ou invisíveis; sobre a nossa ancestralidade; sobre nossas histórias.

E assim foi nascendo No outro lado do mar...

Esses dois espetáculos são a vivência artística que tive no meu processo de formação na Escola de Teatro. Por isso, resolvi, junto com a Cia, fechar minha temporada de formatura com uma apresentação de Amêsa.








Nenhum comentário: