terça-feira, 9 de março de 2010

No dia Internacional da Mulher, homenagem a Olympe de Gouges



Na 169° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 07 de março de 2010, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM informamos sobre Olymoe de Gouges uma referência na história pela luta dos direitos das mulheres.

Olympe de Gouges, pseudônimo de Marie Gouze nasceu na cidade de Montauban, no dia 7 de maio de 1748 e morreu na cidade de Paris, 3 de novembro de 1793 Foi uma feminista, revolucionária, jornalista, escritora e autora de peças de teatro francesa.

Os escritos feministas de sua autoria alcançaram enorme audiência. Foi uma defensora da democracia e dos direitos das mulheres. Na sua Declaração dos direitos das mulheres e da cidadã (em françês: Déclaration des droits de la femme et de la citoyenne) de setembro de 1791, desafiou a conduta injusta da autoridade masculina e da relação homem-mulher que expressou-se na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão durante a Revolução Francesa. Devido aos escritos e atitudes pioneiras, foi guilhotinada na praça da Revolução, Paris.


Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: