segunda-feira, 21 de abril de 2008

22 DE ABRIL DIA INTERNACIONAL DA TERRA


Desde 1970, os norte-americanos comemoram o Dia da Terra. A data foi criada pelo senador Gaylord Nelson, que realizou, na ocasião, o primeiro protesto contra a poluição, nos EUA. A partir da década de 90, a proposta começou a se disseminar pelo mundo e, hoje, várias iniciativas isoladas aproveitam o dia 22 de abril para pensar sobre as principais demandas do planeta.
As notícias sobre o planeta não são as melhores no dia em que se comemora o Dia Mundial da Terra. A temperatura em todo o mundo está a aumentar graças ao dióxido de carbono que os homens enviam todos os dias para a atmosfera. O alerta chega da comunidade científica que é bem clara ao afirmar que este aumento de temperatura irá provocar até ao ano de 2050 a extinção de milhares de espécies animais. Mas há mais avisos e todos eles preocupantes. As águas dos oceanos vão subir e provocar grandes inundações em diversos pontos do planeta e daí que muitas das cidades que se encontram em zonas costeiras sejam alvo de risco sério de destruição. Outro dos alertas que surge neste Dia Mundial da Terra tem a ver com as doenças tropicais que devem aumentar em larga escala e dar origem a um surto de epidemias, mesmo em regiões onde este tipo de doenças já foi erradicado.
Não acredito em datas comemorativas entretanto quando se trata de uma campanha que visa a preservação do pouco que nos resta de nossas florestas e de espaços transitáveis de lazer, quando isso implica um ar menos poluído enfim uma racionalidade frente aos recursos naturais renováveis e não-renováveis... pensando assim vale juntar-se e não negar a chance de cooperar. Que este dia internacional da terra seja ocasião para refletir por alguns segundos nossos atos cotidianos e que nestes segundos que se condensam em horas seja também para re-educar o olhar diante da paisagem, para que isto se reverta em outros dias de hábitos e outros tantos meses em respeitar a terra, porque se não acreditarmos que o dia da terra é nosso dia ocorrerá que a cada "22 de abril" será uma repetição hipócrita dos nossos últimos dias.
Celeste Martinez - escritora

Um comentário:

Anônimo disse...

Acredito que a melhor forma ainda é a educação e a conscientização enfatizando o bem estar da vida em geral. Também não confio em datas comemorativas que visam festeja, soleniza coisas desse tipo.