domingo, 12 de dezembro de 2010

Na 200° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER

II CONCURSO ALACAZUM 2010/2011- CATEGORIA: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (Tipo tirinhas)

Na 200° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 04 de dezembro de 2010, transmissão pela Rádio CLube de Valença 650 Khz AM apresentamos o regulamento do II CONCURSO ALACAZUM 2010/2011, categoria: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (tipo tirinhas). Tema: A MELHOR HISTÓRIA DAS MINHAS FÉRIAS!

Obs: os prêmios serão divulgados quando firmarmos parcerias.


Tirinha ou tira em quadrinhos (no português brasileiro) e tira-cómica (no português europeu), é o equivalente em português do termo inglês comic strips, o que se refere a uma apresentação possível de banda desenhada, caracterizada por uma série de vinhetas, publicadas regularmente em jornais, revistas e mais recentemente nas páginas da internet. Pode ser uma obra exclusiva de uma artista ou um resultado de sua colaboração com um escritor, ou mesmo toda uma equipe.

O ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que no ano passado lançou o I CONCURSO ALACAZUM 2010: Gênero Poesia, este ano privilegia as Histórias em Quadrinhos (tipo tirinhas) por compreender que muitas ações de incentivo a prática leitora e a produção textual têm sido realizadas por professores em sala de aula para reverter o quadro de desanimo que impera entre os alunos no que diz respeito ao gosto pela leitura. Percebe-se que a criança se empolga quando está diante da leitura dos gibis (histórias em quadrinhos) e esta arte agrega tanto a imagem quanto a produção textual. Pensando nisso, este ano o ALACAZUM resolve em parceria com a Pizzaria OS MARTINEZ e a PREFEITURA MUNICIPAL DE VALENÇA criar o II CONCURSO ALACAZUM 2010/2011- CATEGORIA: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (tipo tirinhas)

1- Das condições:

I- Poderão concorrer alunos da rede pública de ensino fundamental e médio tanto do Estado quanto do municipio, escolas privadas do municipio de Valença-BA, organizações nã0-governamentais_ ONGs e programas sociais.

II- Os trabalhos deverão ser produzidos em APENAS uma cartolina ou um papel cartão na cor BRANCO, tamanho aproximado de 66cm X 50 cm, em um só lado do papel, utilizando qualquer material permanente (caneta esferográfica preto, lápis de cor, giz de cera, tinta nanquim, etc.)

III- Poderão participar em dupla ou individualmente;

IV- O tema abordado será: A MELHOR HISTÓRIA DE MINHAS FÉRIAS!

V- Os participantes deverão preencher completamente a ficha de inscrição e colar no verso do trabalho;

VI- Serão desclassificadas as histórias com letra e ilustração ilegível, histórias plagiadas, temas que desviem do assunto, decalques, qualquer logomarca comercial, qualquer coisa que contrarie as normas do presente regulamento ou que a comissão julgadora acate como inapropriada para a proposta cultural visada pelo ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER.

VII-As condições acima deverão ser cumpridas rigorosamente caso contrário, os trabalhos não serão aceitos pelo ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER.



2- São critérios eliminatórios:

I- Apresentação fora do modelo e dimensões da folha padrão;

II- Trabalho não original, ou seja, cópia de outro trabalho;

III- Trabalho que apresente erros ortográficos e gramaticais;

IV- Material sem clareza gráfica, ou seja, ilustração e grafia sem condições de serem compreendidas, inviabilizando a reprodução do trabalho;

3- São critérios de Seleção:

I-Coerência: Título e ilustração em concordância com o tema proposto;

II- Sequência lógica: ilustração com lógica sequencial;

III- Clareza: ilustração que expresse ideias de fácil percepção;

IV- Criatividade: ilustração que demonstre empenho pessoal do autor, sua reflexão sobre o tema.

4- Do julgamento:

I-A Comissão Julgadora será constítuida por 03 (três) pessoas ligadas a área das artes visuais e de Língua Portuguesa de comprovada competência escolhidos pelo ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER.

II- Não será facultado á Comissão Julgadora o direito de negar a concessão do prêmio;

III- A decisão da Comissão Julgadora será irrecorrível.

5- Das disposições gerais:

I- A remessa dos trabalhos configurará por si só, a inscrição para concorrer ao prêmio e significará aceitação plena por parte do autor, de todas as condições deste regulamento.

II- A entrega dos prêmios e o resultado das categorias vencedoras serão divulgados em solenidade pública depois de concluidos os trabalhos da Comissão Julgadora.

III- O ato solene de entrega dos prêmios e divulgação dos premiados acontecerá no Centro de Cultura Olívia Barradas na cidade de Valença- Ba, no dia 17 de abril, ás 9 horas da manhã.

IV- O ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER não se obriga a devolver as obras incritas.

V- Membros da família ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER assim como parentes dos patrocinadores não poderão participar do concurso.

VI- Os casos omissos serão decididos pela Comissão Julgadora.


Valença, Ba, 05 de dezembro de 2010.

Nenhum comentário: