sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Dica de cinema

Na 202° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 19 de dezembro de 2010, transmissão pela Rádio CLube de Valença 650 Khz AM oferecemos como dica de cinema o filme: Oliver Twist. A obra prima literária de Charles Dickens "Oliver Twist", já ganhou inúmeras adaptações para o cinema. Mas a primeira produção foi o filme "Oliver Twist" lançado em 1948 pelo cineasta inglês David Lean. Não foi a única vez que David adaptou uma obra de Dickens para o cinema, em 1946 lançou "Grandes esperanças" que também chamou a atenção dos críticos e do público.
O filme "Oliver Twist" conta a história do garoto Oliver (John Howard Davies) que por desventura nasce em um orfanato, sendo que após o parto, sua mãe acaba falecendo. Oliver passa os primeiros anos de vida nesse lugar, sendo maltratado e desprezado como as demais crianças, até que um dia por cometer um erro é vendido como escravo a um dono de uma funerária. Após sofre uma série de humilhações, o garoto decide fugir para Londres onde acaba se unindo a um grupo de jovens delinquentes liderado por Fagin ( Alec Guinness) . Este o ensinará a roubar e a sobreviver num mundo de canalhas e ladrões onde parece não existir qualquer bondade. Trata-se da falsa ilusão da liberdade.
O interessante é que apesar do meio em que Oliver vive, ele é um garoto que não se corrompe, por possuir ainda certa inocência, buscando apenas sobreviver. Porém a maldade que o rodeia acaba influenciando fortemente o seu destino. Mas pro fim Oliver irá descobrir um segredo que mudará completamente a sua vida.
Oliver Twist é um filme emocionante, um retrato perfeito da Era Vitoriana em que a Grã Bretanha está no auge da Revolução Industrial, porém este filme mostra a outra face, ou melhor, a verdadeira face e o caráter das pessoas onde o poder e o dinheiro estão para eles acima de qualquer coisa.

Nenhum comentário: