sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

O QUE DIZER NESTE DIA QUE AMPARA O NOVO DIA, QUE TODOS DIZEM: ANO NOVO?

O que dizer neste dia em que as horas apontam para um novo dia que todos dizem ano novo? Já se internalizou com bastante afinco a euforia que embala as festas de final de ano e o que mais se evidência nestes momentos é a compulsiva vontade de comer e beber em demasia. Neste dia, que sabemos embala o primeiro dia do novo ano, tudo é possível. Encontra-se tempo para ir alguns quilômetros a mais de casa, visitar a tia que mora no campo, o primo que mora na praia... tudo é pretexto para sair, respirar um ar diferente daquele que comumente tragamos a cada amanhecer na cidade; mas... lá naquele lugar dito: "preferido" para a passagem deste "ano novo" deixamos todo o nosso lixo. É preferencialmente o dia de se gastar em cervejas em lata, refrigerantes peti, enlatados e toda espécie de embalagem que condicione alimentos e presentes. É o tão almejado dia onde um segundo separa o outro segundo e os lábios se unem em comunhão para dizer que estamos juntos, vivos, felizes... É o momento para se vislumbrar as estrelas, a lua, a madrugada, os fios tênues da finada noite que apresenta o novo dia do novo ano. E após esta magnifica e entusiasmada vivência, as horas vindouras deste primeiro dia cantado em prosa e verso, acomete-nos uma ressaca, uma náusea, uma enxaqueca, um olhar de peixe-morto, um bafo insuportável... e as horas que seguem são consequências das próximas horas de um passatempo chamado vida, que se escreve nas páginas das férias a cada ano, de cada dia que se diz: Novo!
O que dizer a você caro internauta que me ler? Feliz Ano Novo? Feliz novo dia? Feliz começo de calendário? Parecerá uma costumeira frase redigida em cartão padronizado. Não gosto de repetir o que já está, o que todos dizem por imposição das datas. Digo-vos que vivam não intensamente este trampolim de dia que pula para o outro dia, que dizemos novo, porque viver intensamente um único dia é viver por moda, viver por ocasião das datas. Digo-vos que viva o melhor de cada dia nos mínimos detalhes, fotografe sempre os momentos vividos e sentidos para que tornem a cada noite cantigas de ninar e que penetrem na lembrança para nas horas de ociosidade, serem resgatadas. Assim acredito. Assim te desejo. Amém.

Celeste Martinez- escritora

Um comentário:

Arianne Carla disse...

Você não sabe como fico agradecida pelo seu comentário. Comentários assim sempre me motivam a escrever mais e mais. Simplesmente pelo íntimo que você correspondeu meu texto com suas palavras, foi demais. Novamente, obrigada, e um ótimo 2011 pra você. *-*