quarta-feira, 31 de maio de 2017

Crônica cotidiana de Celeste Martinez

Publicado no Facebook dia 20 de maio de 2017


Foi em uma dessas noites chuvosas de outono, mais precisamente as últimas semanas que introduzem a chegada do inverno.
Preparava-me para dormir quando aquele friozinho, alertou-me para o uso das meias.
É um conforto para os meus pés, em tempo frio- não muito frio, aqui no Brasil -
Fui até a gaveta, mais só encontrei um par de meias soquete. Quanta decepção.
Por onde andam os meus pares de meias? Pensei.
Revirei os compartimentos, baguncei e nada de encontrar. Devo estar ficando velha. Esqueci que não tenho meias. Fui acomodar-me na cama mais mantenho delineado na cabeça que no outro dia, compraria.
O outro dia chega e esqueço e assim seguiu por toda semana.
Por acaso, nesta sexta-feira, 19 de maio de 2017, entrei em uma loja e lembrei. Uma aventura, encontrar a meia ideal. Tenho exigências por algodão e cores frias.
Nesta loja, tinha uma variedade enorme. Via-se: Meia cano curto, sport basic, aeróbica feminina, sport juvenil, meia soquete.
Nenhuma me agrada. Sou uma pessoa super chata para comprar. Não me seduz facilmente qualquer modelo. Tem que ser o meu estilo. Se não tem, não compro.
Situações adversas, impede-me em ir em outra cidade e fico a mercê do comércio limitado da cidade de Valença, Bahia.
Entenda-se, que é limitado para o meu gosto. No caso especifico das meias não me importa a marca, contanto que seja cem por cento algodão. No meu caso, estou comprando meias que sirvam para dormir. Prefiro atoalhada, cano alto. Na secção feminina, não encontro. Sigo, sem constrangimento para a secção masculina. Nesta, vejo, uma da marca xis, mais com oitenta e três por cento de algodão, dezesseis por cento de poliamida e um por cento de outra fibra.
Outra fibra, para mim, é desconhecida.
O que será?
Vasculhei uma por uma. Foi a maior concentração de algodão que encontrei. Perdir um tempão para a escolha, de um único par de meias para dormir.
Paguei e ainda na loja, transportei-me mentalmente para o segundo país que eu mais amo: Argentina.
Lembrei dos tempos que por lá passei. E recordei dos pares de meias escocesas cem por cento algodão e suas cores: turquesa e branca, marinho e rosa, grafite e azul, cinza e rosa, branco e azul, lilás e verde, cinza e azul e as minhas preferidas: cinza, com estampa escocesa branco e preto.
Saudades de “mi Buenos Aires, querido...”
Lugar, onde mais os meus pés se sentiram calçados.


Valença, 19 de maio de 2017 Celeste Martinez

Nenhum comentário: