quinta-feira, 29 de junho de 2017

Crônica cotidiana de Celeste Martinez

 Postado em minha página no Facebook, dia 8 de junho de 2017

Crônica cotidiana de Celeste Martinez


Descia a ladeira do Porto, na calçada que dá acesso a casa lotérica. Encontro um rapaz, que frequenta sempre o rodízio dos Martinez . Sua fisionomia familiar. É um destes jovens estudantes. Não sei o nome dele. Ao vêr-me, saudou e ganhamos caminho juntos. O diálogo, avançou fluente. Não tenho certeza se o debate filosófico partiu do momento em que ele perguntou como eu estava ou se fui eu que ao perguntar ele respondeu com uma palavra xis. Foi esta palavra que proporcionou o “Galope à beira - mar”.
Fé, resiliência, coragem, resistência, preguiça, estudar, trabalhar, fome, etc.
Tem que ter fé. Mais fé que esperança. Ele disse.
E por quê?
Por que a fé remove montanhas.
E a esperança, é capaz de voar.
Esperança, é liquída. Poética. Dúbia.
A fé, na unidade da língua portuguesa, é tão condensada que é capaz de abrir uma clareira, uma fenda.
E a resiliência não soa como conformismo?
Não.
Por quê?
Resiliência tem um pouco de resistência e perseverança.
Conformismo não flui com a água. Conformismo é o maior dos paradeiros. Não vai a lugar nenhum.
Hummm!
Falou-me que passou quarenta dias e quarenta noites a pão e água desde que chegou a Valença, Bahia vindo de São Paulo.
E você, resistiu. Eu disse.
Foi.
Isso não é resiliência?
È? Sim. Não sei.
Eu sou preguiçoso. Ele disse.
Por quê?
Não gosto de estudar. Aprendo tudo na sala de aula.
E isso é preguiça?
É.
Sou capaz de viver a vida inteira com as poucas coisas que tenho, sem desejar mais nada.
A isso, eu chamo, transcendência.
Aqui, é o meu trabalho. Ele disse.
Despedimo-nos.
Ele estava precisando falar com alguém. Por isso me acompanhou.
Quantos jovens, neste instante se sentiriam mais jovens se encontrassem ao longo do caminho alguém que escutasse ?
Mesmo que no breve diálogo, cortado pela pressa, não se diga tudo do que se tem guardado mas que fique o sentimento de ter escutado.


Valença, Bahia, 7 de junho de 2017

Nenhum comentário: