quinta-feira, 29 de junho de 2017

Crônica cotidiana de Celeste Martinez

 Postada na página do Facebook no dia 4 de junho de 2017

Crônica cotidiana de Celeste Martinez

Abro os olhos.
Amanheceu novamente.
O cérebro, imediato diz: sábado.
Como relâmpago uma lista de atividades passa, apitando rotinas.
Mesmo da cama, olho para a janela inda fechada. Hoje, o amigo Sol, se intimidou com a mamãe chuva e escondeu-se por trás do horizonte, deixando apenas alguns dos seus longos dedos descobertos.
Escuto a precipitação, através da vibração que caí por sobre a pitangueira no quintal e em cima do toldo. Levanto-me. Abro a janela. Meus olhos não são magoados com a intensidade da luz. Esta manhã, é só cinza. Retorno para cama. Ainda estou dentro do prazo de não fazer nada. Deito-me. Espreguiço-me.
Escuto os pássaros que chegam, alertando-me com seus gritos-cantos, que é hora de ofertá-lhe a fruta. Quase sempre, bananas. Continuo na cama. Mais a insistência do Bem-te-vi, aflige-me. Penso: está com fome. Saio da cama. Desco as escadas. Abro a janela que dá cesso aos pássaros.
Quando busco o alimento, cadê?
Havia terminado. Só uma tímida goiaba, pousada no prato. Lavo, parto-a ao meio e deposito na plataforma que fiz para esta finalidade.
Não tenho mais vontade de voltar para cama. Sento alí mesmo perto da mesa e aguardo os pássaros. Gosto de observá-los comendo e analisar seus comportamentos e as hierarquias estabelecidas.
Chega o ousado Sabiá-Laranjeira, todo prosa. Sempre o primeiro. Encara-me. Ele sabe, que eu estou alí, espreitando-o. Lança sobre mim o pontudo olhar. Vê a goiaba e nem dá bola. Voa. Que estranho. Logo o Sabiá- Laranjeira, tão comilão.
Agora é a vez do Bem-te-vi.
Primeiro, pousa na roseira, depois pula para pitangueira. Um tempinho olhando para um lado e para o outro. Encara a goiaba apenas e depois vai embora.
Aguardo mais um pouco, até que outros pássaros, apareçam. Chega o guriatã, sanhaço cinzento, sanhaço pardo, sanhaço de fogo, sanhaço escarlate, a fêmea do tiê sangue, o curió. Todos se recusam a comer a goiaba.
O que está acontecendo com os pássaros ?
Ou será com a goiaba?


Celeste Martinez


Valença, Bahia, 20 de maio de 2017

Nenhum comentário: