quinta-feira, 12 de março de 2009

Quadro: Desafio Musical

Na 118° edição do ALACAZUM oferecemos como desafio musical, a música: "Se acaso você chegasse" na interpretação de Elza Soares. A pergunta foi a seguinte: De quem é essa voz? Acompanhada de algumas dicas.

Dicas:

1-Nasceu no Rio de Janeiro no dia 23 de junho de 1937

2- Foi criada na favela de Água Santa, subúrbio de Engenho de Dentro.

3- Aos 12 anos, já era mãe e aos 18, viúva. O que ela esclarece em entrevista a revista Isto é, quando perguntada por que casou tão cedo: ” Naquela época, virgindade era uma coisa muito séria. Eu era uma peste, danada e rebelde. Só fui usar saia depois de casada. Vivia nas árvores de short e suspensórios. Meu pai, Avelino Gomes, foi um dos fundadores do Partido Integralista e trabalhava em pedreiras. Todos os dias, eu levava uns bolinhos fritos, cheios de colesterol, para ele. Numa dessas visitas, no caminho para a pedreira, vi um louva-a-deus lindo. Adorava esses bichinhos, eu os colocava no ouvido e escutava aquele grrrrrrr que tempos depois passei a usar no meu canto. Entrei no mato atrás de um deles e um vizinho meu, italiano, foi atrás de mim e espantou o inseto. Fiquei irada, nos atracamos e brigamos feio. Meu pai me viu agarrada com o moleque, no meio do mato, e pensou: "Pronto, comeu minha filha!" Então me obrigou a casar e eu era pura.”

4- Foi lavadeira e operária numa fábrica de sabão e com 20 anos aproximadamente, fez seu primeiro teste como cantora, na academia do professor Joaquim Negli, sendo contratada para cantar na Orquestra de Bailes Garan e a seguir no Teatro João Caetano.

5- Sofreu discriminação racial e disse também em entrevista a revista Isto é: “Um amigo meu compositor, o Aldacir Louro, levou um funcionário da RCA para me ver cantar no Texas Bar, no Leme. O homem gostou, me achou maravilhosa, mas disse que a empresa não queria uma cantora negra. Mas quando ganhei muito dinheiro, entrei em todos os lugares e fui muito bem tratada. Sem grana, você não entra em lugar algum, não importa a cor. A gente sabe que o racismo ainda existe.”

6- Foi a Argentina no ano de 1958 com Mercedes Batista, para uma temporada de 8 meses.

7- Por intermédio de Moreira da Silva, trabalhou na rádio Tupi e depois como crooner da boate carioca Texas, no bairro de Copacabana.

8- Seu primeiro disco, foi gravado no ano de 1960, pela Odeon, e a música de grande sucesso foi: Se acaso você chegasse de Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins

9- Seu segundo disco foi bossa negra.

10- No ano de 1962, como artista representante do Brasil na copa do Mundo, realizado em Santiago, Chile, cantou ao lado do representante estadunidense Louis Armstrong. Nessa época conhece o futebolista, Garrincha, com quem casaria mais tarde.

Nenhum comentário: