terça-feira, 17 de março de 2009

Quadro: A hora do Conto

Três cozinheiros e um ovo frito - Macedonio Fernandez

Há três cozinheiros em um hotel; o primeiro chama o segundo e lhe diz: “Faça-me esse ovo frito; deve ser assim: não muito passado, sem sal, sem vinagre”; mas chega a esposa do segundo cozinheiro e lhe avisa que sua bolsa foi roubada; então o segundo cozinheiro se dirige ao terceiro: “Por favor, faça-me este ovo frito que me encarregou Nicolau e deve ser feito assim e assim” e sai para ver como lhe haviam roubado a sua esposa.


Como o primeiro cozinheiro não chega; o ovo está feito e não se sabe a quem servir; chama-se um outro encarregado para levar à pessoa que fez o pedido depois de se averiguar o caso; mas o encarregado não aparece e o ovo esfria e murcha. Depois de incomodar com perguntas a todos os clientes do hotel, chega-se àquele que havia pedido o ovo frito. O cliente olha fixamente, saboreia, compara com suas recordações e diz que em sua vida jamais comeu um ovo frito tão gostoso, perfeitamente feito.


Como o chefe de fiscalização dos procedimentos culinários fica sabendo o que havia acontecido e conhece os envolvidos, resolve: trocar o nome do hotel (pois o cliente ao retirar-se fez grande propaganda) chamando o hotel de os três cozinheiros e um ovo frito; e institui nas regras culinárias que todo ovo frito deve ser em uma terceira parte trabalhado por um diferente cozinheiro.

Conto lido na 119° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER por Gugui Martinez e discutido com Violeta e Celeste Martinez. Foi traduzido do Castellano para o português por Celeste Martinez.


Nenhum comentário: