sexta-feira, 24 de abril de 2009

O patinho feio


Lido na 124° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 19 de abril de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 Khz AM.




Um dia, na fazenda de um bondoso camponês, nasceu um patinho muito estranho da ninhada da mamãe pata. Os outros patinhos da mesma ninhada começaram, então, a desprezá-lo e nem mesmo mamãe pata o quis mais. Todos os animais da fazenda, zombavam dele e o evitavam. Não restou ao pobre patinho outra alternativa a não ser fugir da fazenda. Até o cão, como último adeus, perseguiu-o latindo. Com a chegada do rigoroso inverno, o patinho teve que se cobrir com folhas secas para não morrer de frio. Depois de andar muito, encontrou abrigo na lenha amontoada de uma casa e ali permaneceu encolhido, até que a dona o descobriu. Com dó, a mulher o recolheu e o alimentou com comida quentinha e gostosa. O gato, com ciúmes das atenções dadas ao patinho,derrubou um saco cheio de farinha, para que a dona da casa culpasse o bichinho e o expulsasse dali. Quando a primavera surgiu, toda a natureza era um esplendor. Um dia o patinho feio foi a um lago onde viu uns cisnes lindos que o convidaram a se aproximar. Ao entrar na água, viu o seu reflexo e percebeu que era igual a eles. Aí finalmente compreendeu que havia encontrado uma família que nunca o abandonaria.
Com um majestoso vôo, junto aos outros cisnes, sobrevoou a fazenda onde nascera e, sem rancor, saudou de longe mamãe pata e seus irmãos, que ficaram espantados por ver como ele estava belo.

Hans Christian Andersen

Nenhum comentário: