quarta-feira, 29 de abril de 2009

A via látea


Lido na 125° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 26 de abril de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença AM.

Lá no sítio, quando Dona Benta falou da Via Látea que os meninos enxergavam no céu, Emília veio com a asneirinha do costume. Estavam na varanda por uma noite muito límpida, a espiar as estrelas.


- “E aquela espécie de nuvem branca que estou vendo lá? – tinha perguntado Narizinho; e depois de Dona Benta contar que era a Via Látea, e que Látea queria dizer ”de leite”, Emília as´ra-se com esta:


-“Com que leite teriam feito aquilo? Para mim foi com leite da Grande Ursa...”


Dona Benta explicou que naquele caso a palavra “látea” não queria dizer “feito de leite”, como são os queijos e requeijões e sim que tinha a aparência duma coisa leitosa.


-“E “leitosa” não quer dizer “feita de leite?


-Não, Leitosa quer dizer que dá idéia da cor do leite ou da consistência do leite. Aquilo lá no céu é o que os astrônomos chamam “nebulosa”. A Via Látea é uma das muitas nebulosas que com o telescópio eles enxergam no espaço. Deram-lhe o nome de Via Látea por causa da cor branquicenta com que a vemos daqui.


- E que é nebulosa? – perguntara Pedrinho.


Dona Benta coçou a cabeça. Não é fácil explicar às crianças o que é uma nebulosa. Por fim disse:


- Há várias hipóteses, meu filho. A hipótese mais aceita hoje é que são verdadeiros universos dentro do Universo- arquipélagos de estrelas em tais quantidades que à distância parecem uma nebulosa, uma nuvem. São milhões de estrelas afastadíssimas.


-Todas como o Sol?


- Sim, meu filho. O sol é uma estrela da infinidade de estrelas que há no espaço infinito. Está apenas a 150 milhões de quilômetros daqui, tão pertinho que sua luz leva só 8 minutos e 18 segundos para chegar até cá, caminhando com a velocidade que vocês sabem...


- Trezentos mil quilômetros por segundo- lembrou Pedrinho.


- Isso mesmo. Veja como é perto o Sol! Em 8 minutos e 18 segundos a sua luz chega até nós. Depois do Sol a estrela mais próxima da Terra está a 40 trilhões de quilômetros ou 4 anos-luz. Quer dizer que a luz dessa estrela leva 4 anos para chegar até nós.


- Irra!


- E sabe que essa estrela está também muito perto de nós?


- Será possível? – exclamou Pedrinho assombrado- Haverá ainda coisas mais distantes?



Retirado do livro: Viagem ao Céu de Monteiro Lobato

Nenhum comentário: