domingo, 22 de junho de 2008

24 de junho - dia de São João

Na 86° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER, comentamos sobre as festas juninas ou santos populares que são uma celebração brasileira e portuguesa de origem européia. A festa de São João brasileira, é típica da região nordeste. Por ser uma região árida, o nordeste agradece anualmente a São João e São Pedro pelas chuvas caídas nas lavouras. Neste dia 24 de junho, comemora-se a festa de João Baptista (português europeu) ou Batista (português brasileiro) , também chamado de João, o Baptizador (Judeia, 2 a.C. - 30 d.C.) foi um pregador judeu, do início do século I, citado por inúmeros historiadores, entre os quais estão Flávio Josefo e os autores dos quatro Evangelhos da Bíblia.
Segundo a narração do Evangelho de São Lucas, João Baptista era filho do sacerdote Zacarias e Isabel (ou Elizabete), prima de Maria, mãe de Jesus. Foi profeta e considerado pelos cristãos como o precursor do prometido Messias, Jesus Cristo. Baptizou muitos judeus, incluindo Jesus, no rio Jordão, e introduziu o baptismo de gentios nos rituais de conversão judaicos, que mais tarde foram adoptados pelo cristianismo.
As fogueiras juninas fazem parte da antiga tradição pagã de celebrar o solstício de verão (que é o maior dia e a menor noite de verão ) Dizem também que seria um acordo feito entre as primas Maria e Isabel para avisar a Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter seu auxilio após o parto. Isabel teria que acender uma fogueira sobre um monte.

Nenhum comentário: