sábado, 7 de junho de 2008

Bandeiras dos países da CPLP representadas na logomarca da organização.
Imagem: wikipédia

O Manifesto da Associação Galega da Língua (AGAL) pelos direitos lingüísticos individuais e coletivos dos galegos vai seguir até o dia 10 de junho de 2008, que é o período da chamada TEMPORADA DAS LETRAS que começa com o 17 de maio, aniversário da publicação de Cantares Galegos de Rosália de Castro e 10 de junho aniversário de Luis Vaz Camões. Dia em que Portugal e em outros países lusófonos fazem o dia das letras e do livro e ligam com a idéia de lusofonia*.

*Lusofonia vem de luso, que por sua vez vem a significar português. O que tem o som português.Portanto, lusofonia, som português, som emitido em Língua Portuguesa.

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é uma organização assinada entre países lusófonos, que instiga a aliança e a amizade entre os signatários. A sua sede fica em Lisboa.A CPLP foi criada em 17 de Julho de 1996 por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. No ano de 2002, após conquistar independência, Timor-Leste foi acolhido como país integrante.


Nenhum comentário: