domingo, 8 de junho de 2008

Poesia Africana Lusófona - MOÇAMBIQUE

Na foto: Armando Emílio Guebuza, atual presidente de Moçambique

Na 84° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER prestigiamos a poesia do escritor moçambicano Armando Emílio Guebuza, atual presidente de Moçambique.

SE ME PERGUNTARES

Se me perguntares
Quem sou eu
Cavada de bexiga de maldade
Com um sorriso sinistro
Nada te direi
Nada te direi
Mostrar-te-ei as cicatrizes de séculos
Que sulcam as minhas costas negras
Olhar-te-ei com olhos de ódio
Vermelhos de sangue vertido durante séculos
Mostrar-te-ei minha palhota de capim
A cair sem reparação
Levar-te-ei às plantações
Onde sol a sol
Me encontro dobrado sobre o solo
Enquanto trabalho árduo
Mastiga meu tempo
Levar-te-ei aos campos
Cheios de gente
Onde gente respira miséria em toda a hora
Nada te direi
Mostrar-te-ei os corpos do meu povo
Tombados por metralhadoras traiçoeiras
Palhotas queimadas por gente tua
Nada te direi
E saberá por que luto.
MOÇAMBIQUE, 1977

Moçambique, 1977.


Nenhum comentário: