domingo, 22 de junho de 2008

A Antártida se derrete...

Na 86° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER informamos sobre a degradação do meio ambiente causado por seres humanos a exemplo do derretimento das geleiras na Antártida. Por lá a diminuição da área de gelo foi de 75% na última década. Em 2006 foram despejados 192 bilhões de toneladas de gelo no mar, diz a revista científica Nature Geoscience.
O continente antártico concentra 70% da água potável do mundo e se a sobrevivência da espécie humana depende de no mínimo alguns desses recursos é provável que nossos dias estejam em contagem regressiva. Não existe mais chance para reverter o quadro de tamanha ignorância que foi demonstrado com o meio ambiente. Existe sim uma conduta ou por assim dizer uma formação humana que dispensa qualquer comentário e isto perdemos ao longo da nossa caminhada entrelaçado com a idéia do capitalismo selvagem. Quem iniciará a retomada ao humanismo onde o mínimo é necessário para sobreviver? Quem agirá como Diógenes o cínico (século IV A.C)? E isto me fez lembrar uma remota história:
Estava Diógenes jantando seu costumeiro prato de lentilhas, quando Arístipos se aproximou. Arístipos, de Cirene, era também filósofo, adepto do prazer como único bem absoluto na vida. Para poder levar uma vida confortável, vivia sempre bajulando o Rei. Disse, então, Arístipos a Diógenes:
—Se aprendesses a bajular o Rei, não precisarias reduzir tua alimentação a um prato de lentilhas.
Por sua vez, Diógenes retrucou:
— E tu, se tivesses aprendido a te satisfazeres sempre com um prato de lentilhas, não precisarias passar tua vida bajulando o Rei
Celeste Martinez -escritora

Nenhum comentário: