quarta-feira, 3 de junho de 2009

Livro: Viagem ao céu de Monteiro Lobato

Fragmento da história “Viagem ao céu” de Monteiro Lobato, contada na 130° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 31 de maio de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 Khz AM, em homenagem ao Ano Internacional da Astronomia.

(...) Dona Benta continuava com os olhos nas estrelas. Súbito, Narizinho, que estava sentada em outro grau da escada fazendo tricô, deu um berro:

-Vovó, Emília está botando a língua para mim!

Mas Dona Benta não ouviu. Não tirava os olhos das estrelas. Estranhando aquilo, os meninos fora, se aproximando. E ficaram também a olhar para o céu, em procura do que estava prendendo a atenção da boa velha.

-Que é, vovó, que a senhora está vendo lá em cima? Eu não estou enxergando nada – disse Pedrinho.

Dona Benta não pôde deixar de rir-se. Pôs nele os olhos, puxou-o para o seu colo e falou:

- Não está vendo nada, meu filho? Então olha para o céu estrelado e não vê nada?

-Só vejo estrelinhas – murmurou o menino.

-E acha pouco, meu filho? Você vê uma metade do universo e acha pouco? Pois saiba que os astrônomos passam a vida inteira estudando as maravilhas que há nesse céu em que você só vê estrelinhas. É que eles sabem e você não sabe. Eles sabem ler o que está escrito no céu – e você nem desconfia que haja um milhão de coisas escritas no céu...

Nenhum comentário: