quinta-feira, 4 de junho de 2009

ALACAZUM DESTAQUE NO SITE BRASIL QUE LÊ - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS


O site Brasil que Lê- Agência de notícias no dia 02 de junho de 2009, publicou o texto abaixo, enaltecendo o programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER por seu trabalho de incentivo a prática leitora no território de cidadania do Baixo Sul utilizando o rádio como veículo de inclusão social. O ALACAZUM agradece ao jornalista João Augusto e toda equipe do site pelo reconhecimento público. ALACAZUM PARA VOCÊ! Segue o texto:

Nas ondas da leitura com a Rádio Clube de Valença

"No dia 3 de setembro de 2006, entrou no ar, pela Rádio Clube de Valença (650 khz AM), na Bahia, o programa Alacazum Palavras para Entreter, idealizado e apresentado pela pedagoga Celeste Maria de Queiroz Martinez. Um programa de variedades com enfoque na difusão literária, com indicações de obras e leitura de textos ao vivo.


Reconhecido pelo governo federal como Ponto de Leitura no Brasil, o projeto é uma ação de fomento à prática leitora que utiliza o rádio como veículo de inclusão social. Semanalmente, Alacazum é transmitido aos domingos, das 11h às 12h, e sua programação é constituída de pequenos quadros: indicação de obras, leitura de textos de gêneros variados, além de blocos temáticos sobre ecologia, cinema, expressões populares; agenda cultural itinerante, entrevistas, enquetes e música.


Veiculado para todo o estado da Bahia, o programa tem um público bem variado: crianças, adolescentes, jovens, adultos e terceira idade, mas principalmente jovens estudantes entre 19 a 24 anos, que, além de tomarem gosto pelos livros, passam a ter consciência da importância da cultura, da prática da cidadania, da inclusão social no meio em que vivem.


O Alacazum Palavras para Entreter, que integra o Programa Nacional do Livro e Leitura (PNLL), busca contemplar a população que, pela falta de tempo e de oportunidades, não tem acesso aos livros. E os motivos são variados: faltam bibliotecas, projetos pedagógicos nas escolas, hábito dentro da família, programas dos governos estaduais, municipais e federal.


Sem ajuda oficial, desbravadores como Celeste Maria de Queiroz Martinez ganham o apoio de comerciantes, empresários e da comunidade local. Como o Horti Fruti do Vado, a Panificadora Sophia, Água Mineral Natural Indaiá, Distribuidora Butano, Lancha Rápida Marolas, Strega Spagheteria, Restaurante Comida Caseira, Maxxmídias, Biolabor; Una Car Motos, Curso Pré-vestibular Exemplo, Sport Ciclo e Clínica de Saúde e Estética Santé Belle. Além da parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XV Valença, e Faculdade de Ciências Educacionais (FACE)."


Para entrar em contato com a coordenação do programa, o e-mail é: alacazum@hotmail.com. Se você quer saber um pouco mais sobre o Alacazum Palavras para Entreter, visite o site: http://www.alacazum.blogspot.com/.



(Reprodução autorizada mediante citação da 'Brasil que Lê - Agência de Notícias')Contato: agencia@brasilquele.com.br


Nenhum comentário: