terça-feira, 18 de novembro de 2008

Boletim PNLL – Edição nº 129 – 10 a 16/11/2008‏

Projeto fortalece a formação leitora na Bahia


O projeto Pequenos, mas grandes leitores, sediado em Feira de Santana, na Bahia, tem como objetivo enriquecer a formação leitora da comunidade escolar e seus arredores. Integrante do Eixo 3 do PNLL (Valorização do Livro e da Leitura), o programa teve como motivação inicial superar as dificuldades de aprendizagem relacionadas à leitura e à escrita. Ou seja, os alunos liam pouco e não tinham acesso ao livro. Hoje, vinculando a leitura ao prazer e incorporando atividades como a narração de histórias em escolas e campanhas de doação de livros, são atendidas aproximadamente 700 pessoas.

Preço do livro pode subir no próximo ano


Segundo matéria publicada no jornal Valor Econômico, deve acontecer um reajuste de 6% a 12 % nos preços dos livros no próximo ano. O aumento seria resultado de três fatores: crescimento no preço do papel e dissídios dos trabalhadores da indústria gráfica e das editoras que devem ficar acima de anos anteriores. Porém, o consumo de livros não tem previsão de redução em 2009, já que o governo não irá interromper seu programa de compras de livros.

Livros raros são leiloados em Portugal


Está sendo leiloada no Porto (Portugal), parte consagrada à literatura da biblioteca pertencente ao bibliófilo José de Oliveira Bastos. Entre os 2.800 livros, primeiras edições de obras de Eça de Queiróz e Camilo Castelo Branco e exemplares raros de José Régio, Miguel Torga e Antero de Quental. Segundo reportagem da Agência Lusa, registrando a opinião do livreiro Manuel Ferreira, entre os vários núcleos desta biblioteca "o mais notável é, sem hesitação, o de Camilo. Não sendo uma biblioteca camiliana completa, tem algumas das peças mais raras da bibliografia camiliana". Há ainda "o raríssimo Missal Bracarense de Frei Baltasar Limpo, notável monumento litúrgico e tipográfico, impresso em Lyon, França, em 1558, assim como um valioso acervo epistolar, de grande importância para a história da arte em Portugal, dirigido ao investigador Flávio Gonçalves".

Nenhum comentário: