terça-feira, 25 de novembro de 2008

Ditadura Militar



É nesta época também que o Brasil vive o golpe militar de 1964 e é instituído o Ato Institucional n° 5 ou AI 5 que determinava censura total a imprensa e revogava as punições ao abuso de poder das autoridades policiais e militares.

O livro: “ 1968: o ano que ainda não acabou” de Zuenir Ventura contém relatos detalhados sobre as reuniões que resultaram neste Ato Institucional que durou 10 anos e custou a vida de muita gente. Na mesma época do AI-5, o governo Costa e Silva investiu no surgimento do rádio FM, que em regiões mais desenvolvidas (capitais do Sul e Sudeste) seguia o formato musical sisudo e tocando musak (a chamada música ambiente, orquestrada mas sem compromissos eruditos), música romântica e música clássica, algo como uma linhagem ortodoxa do "adulto contemporâneo" (a trinca Ray Conniff, Bee Gees e Filarmônica de Londres, só para citar três exemplos dessas tendências). Nas outras regiões, as FMs passavam clones de programação de rádio AM nos horários de pico e nas horas vagas tocavam música popular e artistas oriundos da Jovem Guarda, que já eram tidos como "caretas" pelos jovens da época.

Um comentário:

Anônimo disse...

Dica de leitura...Textos ácidos e sarcásticos, pra quem quer ficar por dentro dos assuntos políticos e dos últimos acontecimentos de forma leve.


www.mosaicodelama.blogspot.com

Boa leitura!


* This blog can be translated to any language*