quarta-feira, 22 de julho de 2009

Pilhas e Baterias usadas

Na 137° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER, que foi ao ar no dia 21 de julho de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 Khz AM, informamos sobre os prejuizos causados pelas pilhas e baterias usadas.

As pilhas e as baterias são uma mini usinas portáteis, que transformam energia química em energia elétrica. Apresentam-se sob várias formas (cilíndricas, retangulares, botões, etc) e todas possuem determinadas substâncias químicas que, quando reagem entre si, produzem energia elétrica fazendo funcionar rádios, relógios, celulares, brinquedos, etc.

O problema é que essas substâncias químicas presentes nas pilhas e baterias são ALTAMENTE TÓXICAS, e podem fazer mal a homens e animai.

Uma pilha comum contém, pelo menos, três metais pesados: zinco, chumbo e manganês. A pilha alcalina contém ainda o mercúrio. Além dos metais pesados, as pilhas e baterias possuem também elementos químicos PERIGOSOS, como o cádmio, cloreto de amônia e negro acetileno.

O perigo está quando se joga uma pilha ou bateria fora, no lixo comum ou em terrenos baldios, quintais, áreas rurais, praias, manguezais, etc., pois há o risco desses metais pesados e elementos químicos perigosos entrarem em cadeia alimentar humana, causando sérios danos à saúde.

Uma vez expostos ao sol, vento, chuva e umidade, as pilhas e baterias se oxidam e o invólucro de proteção se rompe. Os metais pesados e elementos químicos perigosos saem misturados a um liquido que acaba contaminando tudo ao redor, podendo atingir o lençol freático local. Quando são jogados próximos de rios e córregos, estes acabam sendo contaminados por essas substâncias químicas tóxicas, chegando à cadeia alimentar humana via irrigação da agricultura ou pela ingestão da água ou alimentos contaminados.

A produção brasileira de pilhas é cerca de 670 milhões de unidades por ano, porém, muitas outras entram no país através da importação de equipamentos eletrônicos (relógios, calculadoras, etc.) eletroportáteis e brinquedos. Todas, entretanto vão param no lixo comum.

A grande maioria dos brasileiros não sabe que pilhas e baterias são LIXOS QUÍMICOS, que podem causar danos sérios à saúde e devem ter uma destinação final diferenciada do lixo comum.



Retirado do jornal ANDADA, Valença, Bahia

Nenhum comentário: