quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

2009: Ano Internacional dos Gorilas






A foto ao lado é um retrato da Ndaksi, uma bebê gorila órfã que virou símbolo da luta pela preservação do animal. Três espécies de gorilas estão na lista vermelha divulgada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), que registra as espécies em extinção.

Por causa da situação dos gorilas, a UNESCO, junto ao PNUMA, decretou 2009 como o Ano Internacional do animal, para conscientizar o público sobre a situação das espécies. Para se ter uma idéia, restam apenas cerca de 600 gorilas da montanha vivos no mundo. A situação é mais drástica na República Democrática do Congo, onde vive grande parte destes animais. Ndaksi, por exemplo, é de lá.

Os gorilas estão ameaçados por causa da caça predatória e da devastação de seu habitat. Eles são animais que usam a luta como último instrumento para a defesa, o que os torna fáceis presas em luta armada contra os humanos.

E não ache que eles são simples macacos. Pelo contrário, eles são grandes primatas, iguais aos humanos. Eles não têm rabos, como o mico-leão-dourado, e são animais inteligentes e sensíveis, como já demonstrou a famosa Koko, que aprendeu a linguagem de sinais para se comunicar.
Para saber mais informações, a entidade criou dois sites: www.gorillashelp.com e www.yog2009.org.

Nenhum comentário: