quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Curiosidades da Capoeira


  1. As primeiras Mestras de Capoeira Angola surgem somente no início do século XXI, sendo representadas pelas Mestras Janja e Paulinha, discípulas de Mestre Morais, Cobra Mansa e Joâo Grande e atualmente líderes (junto ao Mestre Poloca) do Grupo Nzinga de Capoeira Angola

  2. Mestre Pastinha começou a treinar capoeira por intermédio de um africano que o viu apanhar de um rival em sua infância.

  3. Mesmo depois de perder a visão mestre pastinha era temido por quem estava jogando com ele.
    Foi mestre Pastinha que falou a famosa frase "A capoeira é Mandinga, é manha, é malícia, é tudo o que a boca come"

  4. Dos 50 golpes bem aplicados da capoeira que Mestre Bimba ensinou, 22 eram mortais.

  5. Em 1930, o famoso caratê não era conhecido na Bahia.

  6. Mestre Bimba foi o Capitão da Navegação Baiana.

  7. Mestre Bimba teve sua primeira escola de capoeira Angola, em 1918 com apenas 18 anos, obtendo apenas em 1937 o alvará da Academia de Capoeira Regional.

  8. Segundo Mestre Noronha, o berimbau em seu tempo, era uma arma maligna e mortal. A verga (o pau do berimbau), era usado como cacetete e a varinha servia para furar os olhos do adversário que tivesse má conduta. Na época em que a capoeira era proibida.

  9. Segundo Luis Edmundo, nos fins do século XVIII, no Rio de Janeiro, as aventuras dos capoeiras eram de tal jeito que o governo, através da portaria de 31 de outubro de 1821, estabeleceu castigos corporais e outras medidas de repressão à pratica de capoeira.

  10. Na Bahia, de acordo com Manuel Querino, os capoeiristas se distinguiam dos demais negros porque usavam uma argolinha de ouro na orelha, como insígnia de força e valentia, e o nunca esquecido chapéu à banda.

  11. Os capoeiristas eram contratados pelos políticos para bagunçar no dia das eleições. Enquanto as pessoas desviavam a atenção para a confusão dos capoeiras um indivíduo colocava um maço de chapas na urna ou na linguagem da época "emprenhava a urna". Vencia as eleições o candidato que dispunha de maior n.º de capoeiras.

  12. Milhares de capoeiristas foram para a Guerra do Paraguai, pois havia sido prometida a liberdade no final do conflito àqueles que participassem da batalha.

  13. Mestre Bimba é o mestre da capoeira regional.

  14. Antes do arame, o "fio" do berimbau era feito de tripas de animais.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: