segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Banal
Eu estou tranquilo na avenida paulista e me assalta um pensamento: E se me roubarem a carteira?
Eu estou sentado sossegado numa praça, e se me derem um tiro?
Meus caros, eu não estou nem aí;
Eu vou ficar andando na rua. Eu não deixo de andar na rua. Eu não vou sair da rua.
Quem é mais culpado pela vida besta, o medo de morrer ou o medo de sofrer?
Mundo perdido. Eles ficam curtindo o verde-amarelo do Roberto Carlos, a poesia do Affonso Romano e o programa da Hebe.
Já outro dia eu estou lendo o jornal e vejo o João Nogueira dizendo que " o rock está fazendo a mesma revisão que o PDS, que não é propriamente uma revisão, mas uma autópsia".
Eu, que sou um bom sujeito, gosto de samba, participei com os Titâs, na praça da apoteose, do famoso show "Samba-rock", organizado pelo Waly Salomão, declarei no jornal que muita gente precisava "ouvir de perto a escola de samba da Mangueira pra ver o que é rock", tenho de aguentar issa?
O mundo antenizado já é ponto pacífico. A convivência não traumática com as diferenças. Em que tempo vivem esses caras?
Mas eu saio na rua. Vou continuar tomando chuva e pegando sol na rua;
Mesmo que um cara chamado Ronaldo Bôscoli guinche contra mim nas páginas de um jornal sensacionalista carioca, com a infâmia típica da ignorância.
Todo mundo sabe o que esses caras representam.
Tem gente que se preocupa: - Olha, eles estão se articulando de novo, os chatos-boys, os reacionários, os populistas, os xenófobo-nacionalista, os fascistas, os repressores, os recalcados, os auto-piedosos, os parasitas, os que querem tirar o carro da frente dos bois, os que vão sempre dizer que não têm culpa.
Mas a força não se tem à força como sabia Yoda.
Como continua sabendo e ensinando Clementina de Jesus, janeiro de 1987, no programa Perdidos na Noite. Fausto Silva: - Dona Clementina, a senhora acha que o pagode agora tá voltando a fazer sucessso? Resposta: - Pelo menos aqui, sim. - Aqui: porque o público a estava aplaundindo de pé.
Depois cantou: "Não vadeia, Clementina/ Fui feita pra vadiar/ Vou vadiar, vou vadiar, vou vadiar";
Existe coisa mais subversiva do que essa música de três versos? Subversiva à direita, à esquerda, ao mito do trabalho, à ordem social, à linguagem do poder. Sarney diria: "Bakunin". Mas contra o sol da pureza não há peneira ideológica.
Por isso eu fico na rua.
Por isso eu não fico no armário esperando o dia seguinte.
Eu quero é ouvir as coisas mais básicas ditas na lata. É legal o Obina Shok cantar versos tão primários como "Vida é alegria/ Vida me dá prazer/ Vida é o amor". Faz lembrar o Jorge Ben que cantava: " Deus é a vida, a luz e a verdade/ Deus é o amor, a confiança, a felicidade..." Muita gente há de achar banal. Pois é banal mesmo. Poderosamente banal;
A força se tem ou não se tem, como sabe He-Man.
Que ponte aérea poderia haver, que trouxesse um pouco dessa banalidade positiva a São Paulo e levasse um pouco de profundidade ao Rio?
A relação entre as feras: Bom dia, meu senhor, minha senhora, como vai, obrigado, me desculpe, dá licença, de nada.
A música dos carros toca para todos.
Arnaldo Antunes

Nenhum comentário: