segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Waly Salomão


Waly Dias Salomão nasceu em 1943, em Jequié, Bahia, filho de pai sírio muçulmano e mãe beata sertaneja baiana. O primeiro livro de poemas, Me segura qu’eu vou dar um troço, foi lançado em 1971. Os poemas presentes no título de estréia foram escritos durante a temporada na prisão, rabiscados na cela que ocupava no Carandiru. A diagramação ficou por conta de Hélio Oiticica. A partir da década de 70, o poeta se tornou uma referência constante na produção artística do país. Criou, junto com Torquato Neto, a emblemática revista Navilouca (1974), marco da poesia alternativa (marginal) brasileira.
“Meus títulos sempre são uma provocação, uma isca para o leitor. Minha poesia está cada vez mais construída e elaborada – e menos montada sobre a verve verbal. Me considero quase a antítese da escritura automática dos surrealistas”, afirmava.

Nenhum comentário: