segunda-feira, 15 de setembro de 2008

A partida

Mandei tirar meu cavalo do estábulo. O criado não me entendeu. Fui pessoalmente ao estábulo, selei o cavalo e montei-o. Ouvi uma trompa soar à distância, perguntei ao criado o que significava aquilo. Ele não sabia de nada, nem tinha ouvido nada. Deteve-me no portão e perguntou: "Para onde está indo, senhor?" "Não sei", respondi, "só sei que é para fora daqui, fora daqui. Sempre e sem parar fora daqui - só desse modo posso alcançar meu objetivo". "O senhor conhece então o objetivo?", ele perguntou. "Sim, respondi, " eu já falei: fora daqui é o meu objetivo". "O senhor, não está levando nenhuma provisão", disse ele. "Não preciso de provisão. A viagem é tão longa que eu posso morrer de fome se não conseguir nada no caminho. Nenhuma provisão pode me salvar. Por sorte esta é uma viagem verdadeiramente imensa"


Texto de Franz Kafka, tradução de Modesto Carone. Retirado do caderno cultural A TARDE de 4 de junho de 1994.

Nenhum comentário: