terça-feira, 16 de setembro de 2008

Franz Kafka

Franz Kafka (língua tcheca: František Kafka), nasceu em Praga, no dia 3 de julho de 1883 - Klosterneuburg e faleceu no dia 3 de junho de 1924. Foi um dos maiores escritores de ficção da Língua alemã do século XX. Kafka nasceu numa família de classe média judia em Praga, Áustria-Hungria (agora República Tcheca). O corpo de obras suas escritas— a maioria incompleta e publicadas postumamente— destacam-se entre as mais influentes da Literatura ocidental.

(...)Filho mais velho de Herrmann Kafka, um abastado comerciante judeu, e de sua esposa Julie, nascida Löwy. Nascem depois dele dois meninos, que irão morrer pouco tempo após o nascimento, fato que segundo alguns psicólogos especialistas na obra de Kafka, será um fator determinante para o sentimento de culpa presente em seus livros; e três meninas, entre elas Ottilie, sua irmã favorita, com quem ele chega a morar algumas vezes.

Kafka cresce sob as influências de três culturas: a judaica, a checa e a alemã.
No ano de 1902 conhece Max Brod, seu grande amigo, e no ano de 1922 pedirá a ele para que destrua todas as suas obras após sua morte.

Fonte: Wikipédia

Advogado por imposição do pai ( com quem manteve uma relação conflituosa), não bebia, não fumava, era vegetariano, praticava natação e passava as férias em colônia naturalistas. Também as relações amorosas de Kafka foram conflituosas. Em 1912, ficou noivo de Felice Bauer, e tanto a atormentou com a confissão sincera de suas dúvidas sobre o casamento, que ela rompeu o noivado, reatado em 1916 e rompido definitivamente um ano depois. Em seguida, já com 36 anos,Kafka ficou noivo de Júlia Wohryzek, mas no ano seguinte apaixona-se por Milena Jesenká, que era casada, retribuía-lhe o amor, porém não queria separar-se do marido. Depois, já doente, apaixona-se por Dora Diamant, judia polonesa de 18 anos, com quem decide montar casa em Berlim. (da Redação)

Fonte: Caderno Cultural A TARDE de 4 de junho de 1994.

Nenhum comentário: