sexta-feira, 16 de outubro de 2009

DIAS 17 e 18 de outubro de 2009: Espetáculo teatral AMÊSA no Centro Cultural na cidade de Valença Bahia. EU VOU!

Nos dias 17 e 18 de outubro de 2009, às 20 horas, a cidade de Valença receberá o belíssimo espetáculo teatral: AMÊSA. O ALACAZUM IRÁ NO DIA 17 !


Dramaturgia angolana dirigida por Suelma Costa, “Amêsa” tem interpretação de Heloisa Jorge, atriz angolana radicada há 15 anos no Brasil. O espetáculo participou em março deste ano do Festival Internacional de Teatro de Curitiba; realizou em julho nove apresentações em Angola-Luanda, a convite do autor; e venceu os prêmios de Melhor Atriz, Melhor Texto e Melhor Iluminação no Festival Ipitanga de Teatro 2009.



“Amêsa”, ou a canção do desespero, é um texto de José Mena Abrantes, escritor angolano que viveu alguns anos da guerra pela independência de Angola e toda a guerra civil que se estabeleceu após. Por isso, é impossível pensar esse texto distinto da história de Angola, ou mesmo separá-lo da história do próprio autor.



No espetáculo, a personagem Amêsa conta sua história. Sua narrativa parte, entretanto, não dos fatos, mas das marcas que ficaram em seu corpo e em sua alma. Simbolicamente, Amêsa revela as marcas e lembranças de uma Angola que ainda grita e sente, na pele de seus filhos, a dor da guerra. A personagem embarca em um rio de lembranças e numa intensa busca pela sua própria identidade. Ao longo dessa procura, ela vai se deparando com as cicatrizes que ficaram tatuadas em sua pele, e também com a sua força, suas fraquezas e fantasias. Amêsa rasga suas próprias máscaras e se encara na sua condição humana e limitada.


A proposta de montar o espetáculo neste formato surgiu do diálogo existente entre o próprio texto, a história da atriz, que também é de Angola, e o desejo da diretora de partir do sensorial para o racional, o que numa linguagem teatral significaria: do dionisíaco para o apolíneo. O espetáculo traz na sonoplastia o cantor e compositor angolano Wiza.

Ficha técnica Direção e cenário: Suelma Costa
Interpretação: Heloisa Jorge
Texto: José Mena Abrantes
Concepção de Luz: Everton Machado
Preparador corporal, design gráfico e fotografia: Aldren Lincoln
Trilha Sonora: Wiza e Elisa Bunga
Figurino: Suelma Costa e Heloisa Jorge
Atabaque: Everton Machado
Maquiagem: Heloisa Jorge



Nenhum comentário: