quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Dica de Leitura:For Whom the Bell Tolls

Na 148° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 04 de outubro de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM oferecemos como dica de leitura o livro: "Por que os sinos dobram" de Ernest Hemingway. O livro narra a história de Robert Jordan, um jovem norte-americano das Brigadas Internacionais. Professor de Inglês que se tornou conhecedor do uso de explosivos, Jordan recebe a missão de explodir uma ponte por ocasião de um ataque simultâneo à cidade de Segóvia.


Hemingway usa como referência sua experiência pessoal como participante voluntário da Guerra Civil Espanhola ao lado dos republicanos e faz uma análise ácida, com críticas à atuação extremamente violenta das tropas de ambos os lados: a direita auxiliadas pelo governo fascista italiano e nazista alemão e a esquerda pelas brigadas internacionais e URSS. Critica também a burocratização e o panôrama de privilégios rapidamente instaurado no lado da República.
Acima de tudo o livro trata, no entanto, da condição humana. O título é referência a um poema, e invoca o absurdo da guerra, mormente a guerra civil, travada entre irmãos. "Quando morre um homem, morremos todos, pois somos parte da humanidade".Em várias passagens do texto os personagens estranham e se estranham desempenhando os papéis bizarros que se viram forçados a assumir durante a guerra, e fraquejam ao ver nos inimigos seres humanos que poderiam estar de qualquer dos lados da guerra.



Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: