quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Hoje: Dia do livro e 199 anos da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro/ Hoy: Día del Libro y 199 años de la Biblioteca Nacional de Río de Janero


Vista áerea da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro- Brasil

São 199 anos de acervo, originado da coleção que pertenceu à Família Real, e quase um século de obras preservadas na Cinelândia (Av. Rio Branco, 219), no edifício inaugurado em 1910. A Fundação Biblioteca Nacional, instituição vinculada ao Ministério da Cultura, organiza uma semana especial de eventos, em celebração ao aniversário da FBN e ao Dia do Livro, ambos comemorados em 29 de outubro.

No dia 28, às 16h, o tradicional programa Quarta às Quatro, recebe o jornalista Artur Xexéo, em um painel intitulado A crônica nos tempos da internet. O presidente da FBN, Muniz Sodré, participa da conversa, mediada pelo jornalista Vitor Iorio. Na quinta-feira, 29, Dia do Livro, Ferreira Gullar participa, a partir das 14h, do Café do Dia, debate que integra a programação do Simpósio. Nos dois eventos, o público é convidado aos debates, com entrada franca.


Ainda no dia 29, a Biblioteca lança, em parceria com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, uma edição de “O Livro de Horas de Dom Fernando”, publicação fac-símile de um manuscrito datado de 1378.

No dia 30, a Biblioteca promove o lançamento da obra “Impresso no Brasil - 1808 a 1930″, da editora Verso Brasil, organizada pelo historiador da arte, Rafael Cardoso.


Além da programação especial, a agenda da BN abriga três exposições simultâneas, exibindo acervos sobre Euclides da Cunha, Carmen Miranda e Revolta da Chibata. Todos os eventos são gratuitos.


Informações no site www.bn.br ou no telefone (21) 3095-3879.
(Jean Souza, Ascom FBN/MinC)

Nenhum comentário: