quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A importância dos predadores



Na 150º edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 18 de outubro de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM, informamos sobre a importância dos predadores. Esta informação foi retirada do livro: Natureza e seres vivos de Samuel Murgel Branco que faz parte do acervo Kit de Leitura conquistado pelo ALACAZUM no I Concurso Pontos de Leitura 2008 Homenagem a Machado de Assis do Ministerio da Cultura.




Em geral, nós consideramos os predadores como inimigos. São animais "malvados", carnívoros que vivem da caça, como a cobra que come ratos e passarinhos, o lobo que come o cordeiro, ou a onça que devora o veadinho, a aranha que aprisiona a pequena borboleta. Mas.. vocês já pensaram no que aconteceria se os ratos, os coelhos, os veados ou os gafanhotos não fossem continuamente devorados por gatos, sucuris, onças, louva-a-deus e aranhas? Como esses animais se reproduzem muito, eles formariam imensas populações de herbivoros que comeriam todas as árvores e relvas. Mas é claro que os predadores, que são os controladores desses animais herbívoros, também precisariam ser controlados.







Assim, há predadores maiores que caçam os menores. Geralmente quando o ser humano interfere nas cadeias de alimentação da natureza, o equilibrio é desfeito e resulta em desastre. Ás vezes, por exemplo, ele elimina todas as cobras - venenosas e não-venenosas - e depos não aguenta a quantidade de ratos. É que foi eliminado um elo importante da cadeia. Com o fim das cobras, desapareceu a sua função de eliminar os ratos.



Retirado do livro:Natureza e seres vivos de Samuel Murgel Branco




Nenhum comentário: