quinta-feira, 6 de agosto de 2009

As mulheres negras ocupam posição maior nos trabalhos domésticos

Na 139° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 02 de agosto de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 Khz Am, cujo tema foi: O Brasil Literário final do século XIX e inicio do século XX, enfocando a vida do escritor Lima Barreto, oferecemos os seguintes dados:


Segundo o IBGE (2002) as mulheres negras ocupam posição maior nos trabalhos domésticos (19,2%) outras não-remuneradas (10,5%) bem maior que a dos homens (0,8% e 5,5%0 respectivamente). As mulheres se inserem mais tarde no mercado de trabalho formal, o que nos confirma a tese de que as mulheres ainda estão ocupando espaços históricos como o trabalho doméstico que é historicamente considerado de responsabilidade da mulher. Culturalmente definido como “lugar de mulher” de dona-de-casa, esposa, mãe. A maior inserção das mulheres negras no trabalho doméstico revela um traço desvantajoso na situação em que estas se encontram. O emprego doméstico é uma das formas mais antigas de trabalho assalariado, sendo exercido pelos trabalhadores masculinos e femininos no decorrer dos últimos dois séculos.

Outros dados mostram que há mais mulheres trabalhando como militares ou estatutárias (9,3%) do que os homens (5,1%) o que pode ser explicado pela grande quantidade de mulheres profissionais de saúde e educação do setor público incluídas nessa categoria profissional ainda hoje consideradas femininas.






Nenhum comentário: