sábado, 29 de agosto de 2009

Paisagens

Nos filmes de western predominam dois tipos de ambientação: o do Oeste selvagem e o do Oeste da passagem para o século XX. Nessa segunda abordagem, pode ser citado o famoso e cultuado “Meu ódio será tua herança”_ no Brasil), no qual aparecem algumas tecnologias em seu início, como os primeiros carros, telégrafos, locomotivas e até aeroplanos. Em Butch Cassidy, Paul Newman experimenta uma bicicleta numa cena famosa. É comum a escolha dessa segunda ambientação por parte dos diretores e artistas, com o sentido de se fazer uma analogia ao fim do apogeu do western como gênero cinematográfico; ou mesmo o de alguns dos próprios artistas.
A ideia que daria origem aos westerns do tipo Oeste selvagem tem, talvez, o seu mais remoto precedente com os espectáculos sobre o wild west ("oeste selvagem") protagonizados por Buffalo Bill, a partir de 1883.


As paisagens são elementos de extrema importância nas películas de faroeste. É impossível acharmos um filme do gênero que não conte com uma cena em que não apareçam homens cavalgando por um deserto enorme. A paisagem é algo intrínseco ao Oeste americano. Durante o período de colonização fotógrafos e pintores reproduziam as paisagens áridas da região. Nos filmes toda a vastidão significa mais do que apenas um deserto. O amplo espaço desocupado simboliza na tela o mundo não civilizado, o mundo selvagem que aguarda a chegada da civilização. O mundo não civilizado e ocupado por nativos também não-civilizados. A idéia antagônica ao espaço aberto são as cidades, casas ou ranchos. Ao contrário da vastidão presente nas paisagens, o espaço é limitado, passa uma noção de fim. Opondo as duas idéias, temos de um lado, nas paisagens abertas, a idéia ilusória de liberdade e selvageria em oposição ao controle e comprometimento da vida em sociedade. O símbolo da casa aparece sempre para representar a família, o lar - novamente em oposição à vastidão externa - tendo como objetivo mostrar a paz e alegria que podem ser proporcionados por esta estrutura que é uma das bases do american way of life. É no antagonismo passado por essas duas idéias que se estabelece a base dos faroestes, sempre mostrando esta diferença da vida dita civilizada e da vida selvagem, caótica, fora de controle. Em alguns casos a paisagem serve como contexto para a animalização do homem. Por exemplo, no início do filme “Os Abutres Têm Fome”, no qual o filme começa com uma paisagem e takes de animais, até que temos um take do protagonista cavalgando pela mesma paisagem. Com isso o diretor nos passa a idéia de que o próprio homem é também um animal, quando exposto a este território aberto.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: