quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Popeye









Na 140° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 09 de agosto de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM oferecemos como desafio musical o desenho animado do Popeye.

Popeye é um personagem clássico dos quadrinhos, criado por E. C. Segar em 1929, e adaptado para desenhos animados em 1933 por Max Fleischer.


É um marinheiro carismático que está sempre tentando proteger sua namorada, Olívia Palito (em inglês Olive Oyl, e pronuncia-se: "Oláv Oiou"), das garras de seu eterno inimigo, Brutus (em inglês Bluto).


O significado do nome do Popeye é "olho estourado", ou também "olho arrebentado" "saltado" ou "arrancado", ele é chamado assim pelo fato de ser um marinheiro caolho. "Pop eye" quer dizer: "pop" = estouro ou saltar / arrancar, "eye" = olho, parecido um pouco com a palavra pipoca que é "popcorn" em inglês: "pop" = estouro, "corn" = milho, "milho estourado".

Um fato curioso é que originalmente Popeye era mesmo caolho e tinha o olho direito furado, mas a partir do final dos anos 40 essa característica foi tirada da personagem e ele passou apenas a ficar com um dos olhos fechados, sempre trocando de um para o outro, e as vezes mantendo os dois olhos abertos.


No Brasil, os quadrinhos do Popeye também se tornaram muito famosos, foram publicados pela primeira vez em 1936. Nessa época as personagens tiveram os seus nomes traduzidos nas primeiras edições. Popeye se chamava "Brocoió", Olívia "Sarafina", Gugu "Zezé" e Dudu "Pimpão". Porém os nomes não fizeram sucesso e acabaram mudando para os que são conhecidos até hoje em dia.

Fonte: Wikipédia




Nenhum comentário: