sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O Vilão



Imagem:Victor John Mature no filme: My Darling Clementine ( "Paixão dos fortes")

Do mesmo modo que o herói possui características que possibilitam sua fácil identificação, o vilão também é estereotipado. Ele costuma ser a personificação do mal, veste-se de preto, cavalga um cavalo preto e está predestinado a morrer. Costuma ter fala mansa e ser mulherengo; preocupa-se apenas com ganhos pessoais e tem uma capacidade de destruição enorme.


A questão racial e religiosa já é mais aberta quando se trata do vilão. Ele pode ser um homem branco, negro ou índio. Em muitos filmes o inimigo principal são os indígenas; o conflito entre homens brancos é praticamente inexistente, havendo apenas brigas entre os civilizados e os nativos selvagens.


Mais uma vez a diferença encontra-se nos Spaghetti Westerns, se o herói fica com traços mais próximos das características vilanescas, o mesmo acontece com o vilão, que não é mais a "personificação do mal". Com isso, somado ao comportamento não tão correto do herói, os dois perfis ficam cada vez mais próximos, transformando a identificação de quem é o herói e quem é vilão, muitas vezes, apenas decidido pela abordagem dada pelo diretor em cima das duas figuras.
O cinema western conta com uma característica interessante. Quando se trata de códigos de ética ou moral, mesmo o vilão os respeitam. Os homens, sejam de boa ou má índole, infringem leis sem nenhum peso aparente na consciência, - matam, roubam - porém nunca veremos nos faroestes um homem atirando pelas costas de outro. Os duelos são o meio de se lidar com um mal entendido, e eles são sempre, de certa forma, regrados e éticos.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: