sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O Herói


John Wayne

Ele sempre chega no momento certo para salvar a todos. Ele é correto, leva uma vida regrada, respeita a lei, a bandeira, mulheres e crianças; veste-se com roupas brancas e seu cavalo, que é seu melhor amigo, também é branco; solta palavras e tiros com o mesmo cuidado, luta sempre por justiça e não busca ganho pessoal.


Além disso ele é sempre um homem branco, anglo-saxão e protestante, o que remete à idéia do WASP (White, Anglo-Saxan, Protestant) que é a idéia do homem norte americano. Com uma análise um pouco mais profunda sobre o exterior do Herói, percebemos claramente um pouco do preconceito presente nos 'westerns'.


O Herói muitas vezes é alguém solitário, pode até ter uma família, mas nem sempre está com ela. A família costuma ser algo mais distante como um irmão ou irmã; é mais difícil que tenha uma esposa e filhos dos quais precise cuidar. É assim que os filmes nos apresentam a idéia do individualismo presente na sociedade Ocidental; a idéia da família é importante, mas não para o Herói; pessoas simples, os coadjuvantes, sim, esses constituem uma família. Entretanto o Herói passa a maior parte de seu tempo sozinho, lutando pela justiça e por tudo que ele acredita.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: