sábado, 22 de agosto de 2009

Quadro: A Hora da Fábula

Na 141° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 16 de agosto de 2009, transmissão pela Rádio CLube de Valença 650 Khz AM, realizamos a leitura da seguinte fábula. Antes convém relembrar o significado da palavra: "Fábula"




Narrativa alegórica que transmite uma mensagem indireta, por meio de comparação ou analogia. Originária do grego parabole, significa narrativa curta ou apólogo, muitas vezes erroneamente definida também como fábula. Sua característica é ser protagonizada por seres humanos e possuir sempre uma razão moral que pode ser tanto implicita como explícita. Ao longo dos tempos vem sendo utilizada para ilustrar lições de ética por vias simbólicas ou indiretas.



O Sapo e o Escorpião


Certa vez, um escorpião aproximou-se de um sapo que estava na beira de um rio. O escorpião vinha fazer um pedido:

"Sapinho, você poderia me carregar até a outra margem deste rio tão largo?"
O sapo respondeu:
"Só se eu fosse tolo! Você vai me picar, eu vou ficar paralizado e vou afundar."
Disse o escorpião:
"Isso é ridículo! Se eu o picasse, ambos afundaríamos."
Confiando na lógica do escorpião, o sapo concordou e levou o escorpião nas costas, enquanto nadava para atravessar o rio. No meio do rio, o escorpião cravou seu ferrão no sapo. Atingido pelo veneno, e já começando a afundar, o sapo voltou-se para o escorpião e perguntou:
"Por quê? Por quê?"
E o escorpião respondeu:
"Por que sou um escorpião e essa é a minha natureza."

Fonte:www.amigosdolivro.com.br

Nenhum comentário: