segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Os Glaciais

Na 143° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER informamos sobre os glaciais na Argentina.

A terra do Glacial Perito Moreno alberga mais gigantes de gelo, lagos deslumbrantes, o célebre Fitz Roy e amplas costas de mar turquesa. Sulcada pelos ventos, sua paisagem imensa e selvagem convida à descoberta.


A província constitui o extremo continental sul da República Argentina, na região patagônica. Insere-se de forma de cunha, recebendo a influência de duas massas extremamente importantes: a Atlântica e a Pacífica. Divisa ao norte com a província de Chubut; ao oeste com Chile, ao sul com Chile e o Estreito de Magalhães e ao leste com o Oceano Atlântico.


A superfície total é de 243.943 Km2. É a segunda província em extensão depois de Buenos Aires. Sua capital é a cidade de Río Gallegos. Outras cidades importantes são Río Turbio, Puerto San Julián, El Calafate e Caleta Olivia, para mencionar algumas.

A Universidade Nacional da Patagônia Austral tem sede nas cidades de Río Gallegos, Caleta Olivia, San Julián e Río Turbio. Com mais de 30 cursos de graduação e pós-graduação, ano a ano aumenta a quantidade de estudantes que a elegem.Suas terras albergam um dos ícones do turismo na Argentina, o Glacial Perito Moreno, visitado a cada ano por turistas de todo o mundo. Porém, este gigante de gelo não é seu único atrativo: lagos deslumbrantes, mais e mais glaciais, picos montanhosos, covas com mãos milenares, um bosque petrificado, a estepe patagônica, chácaras e estâncias, praias com alcantilados e o oceano azul mais turquesa que se possa imaginar.

Fonte:http://www.pt.argentina.ar/_pt/turismo/C1410-santa-cruz-a-patagonia-infinita.php

Nenhum comentário: